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  • Carlos Eduardo

Suzuki, Toyota e GWM são reprovadas em ranking do Greenpeace de veículos elétricos

Atualizado: 10 de nov. de 2023

No ano passado, as vendas de veículos elétricos registraram uma queda, com Mercedes-Benz e BMW liderando o ranking.


Mão segurando uma bobina de abastecimentos de veículos elétricos
Mão segurando uma bobina de abastecimentos de veículos elétricos

No ranking anual de automóveis no Leste Asiático divulgado pelo Greenpeace, Suzuki, Toyota e a Great Wall Motor (GWM) receberam avaliações desfavoráveis. A classificação considera as vendas de veículos elétricos e atribui notas às montadoras, sendo que as três obtiveram as pontuações mais baixas.


De acordo com a entidade, a Toyota, que é a maior montadora do mundo, teve menos de um em cada 400 veículos vendidos em 2022 sendo veículos elétricos a bateria (BEVs). Enquanto isso, a Suzuki não comercializou nenhum BEV no ano passado.


Apesar de registrar o maior volume de vendas de veículos elétricos, a SAIC, a maior montadora da China, obteve o terceiro lugar no ranking do Greenpeace devido ao seu progresso lento na descarbonização da cadeia de abastecimento. Em 2022, aproximadamente três em cada dez veículos vendidos pela empresa eram veículos elétricos (EVs).


O Greenpeace classifica as 15 maiores fabricantes de automóveis com base em seus esforços para eliminar a produção de veículos a combustão, reduzir a pegada de carbono em sua cadeia de abastecimento, minimizar o uso de recursos e promover a economia circular.


Embora Mercedes-Benz e BMW tenham recebido as pontuações mais altas no ranking deste ano, ambas as montadoras continuam a comercializar uma quantidade significativa de veículos com motores a combustão.


Venda de veículos elétricos ainda abaixo do esperado


A Great Wall Motor e a Hyundai-Kia continuaram a registrar aumento nas vendas de SUVs, uma tendência que o Greenpeace vê como agravante para os riscos climáticos. No ano de 2022, a Hyundai-Kia atingiu um marco importante, com a participação dos utilitários esportivos (SUVs) nas vendas totais da empresa ultrapassando pela primeira vez a marca de 50%.


Devido ao alto consumo de aço e à baixa eficiência de combustível, os SUVs têm uma pegada de carbono maior do que os veículos menores”, informou o Greenpeace.


Conforme indicado no documento, as montadoras convencionais tiveram vendas de veículos elétricos (EVs) limitadas fora da China e da Europa. A SAIC é a única fabricante destacada no ranking devido às suas significativas vendas de veículos de emissão zero na Índia, Tailândia e Indonésia.


Infelizmente, gigantes da indústria como a Toyota, a Volkswagen e a Hyundai não reduzem as suas emissões tão rapidamente como muitas pessoas acreditam. Apesar do rápido crescimento nas vendas de elétricos, surpreendentes 94% dos carros vendidos no ano passado pelas maiores fabricantes do mundo eram movidos a combustíveis fósseis”, afirmou, por comunicado, Ada Kong, diretora adjunta do programa da Greenpeace na Ásia Oriental.


Os principais fabricantes de automóveis precisam de acelerar os projetos de descarbonização, em vez de se gabarem da sua quota mínima de vendas de veículos eléctricos”, disse Kong.

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