google-site-verification: googlea9f6c0037c617ddc.html Nissan lança nova geração do Kicks, com motor turbo e mais um SUV produzido no Brasil.
top of page
  • Carlos Eduardo

Nissan lança nova geração do Kicks, com motor turbo e mais um SUV produzido no Brasil.

Atualizado: 10 de nov. de 2023


Carro branco em uma estrada
Imagem - Divulgação

A Nissan anunciou um ambicioso plano de expansão no Brasil, com investimentos de R$ 2,8 bilhões até 2025. As principais novidades incluem o desenvolvimento da nova geração do Nissan Kicks, o lançamento de mais um SUV nacional e a fabricação de motores turbo.


Em evento realizado na tarde desta terça-feira (7), o CEO global da Nissan, Makoto Ushida, apresentou os planos da empresa para a planta de Resende, no Rio de Janeiro. Foi a primeira vez que o executivo visitou o Brasil desde que assumiu o comando da montadora.



"Guiados pela nossa visão Ambition 2030 e levando em consideração as necessidades e realidades do Brasil e da América do Sul, temos uma estratégia local que garantirá a nossa transformação nos próximos anos. Precisamos demonstrar o nosso compromisso com novas ações para construir uma base sólida e seguirmos evoluindo ainda mais e, assim, contribuir para atingir os nossos objetivos globais" disse Makoto Uchida, presidente e CEO da Nissan, durante o evento


Em reunião prévia com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um dia antes do anúncio oficial, o CEO global da Nissan, Makoto Ushida, revelou parte dos planos da empresa para o Brasil. Entre as novidades, estão a produção de dois novos SUVs na planta de Resende, no Rio de Janeiro.


Um dos modelos será a nova geração do Kicks, mas o segundo ainda não foi revelado. No entanto, a revelação do desenvolvimento de um novo motor turbo pode dar algumas pistas do que virá por aí. É possível que ambos os SUVs sejam híbridos flex, com motor turbo a gasolina e motor elétrico.


Novo Investimento de peso nas fábricas da Nissan


Para produzir a nova geração do Nissan Kicks, um novo SUV nacional e um motor turbo, a Nissan anunciou um investimento de R$ 2,8 bilhões nos próximos três anos. O montante será usado para ampliar o turno de trabalho, capacitar funcionários, criar novos empregos e melhorar a tecnologia da planta de Resende, no Rio de Janeiro.


A chegada do novo Kicks era esperada, já que o modelo atual foi lançado em 2016 e precisa de uma atualização. O novo SUV ainda é um mistério, mas pode ser um produto pensado para competir no segmento de SUVs subcompactos, como Fiat Pulse e VW Nivus.



Sobre o motor turbo, a Nissan não confirma, mas podemos ter o mesmo powertrain desenvolvido pela Renault nos carros da marca japonesa. Ambas fazem parte do mesmo grupo e compartilham tecnologias entre si. Além disso, esse propulsor está pronto para ser adaptado à eletrificação, como quer a Nissan.


A Nissan não confirma, mas é possível que o novo motor turbo da empresa seja o mesmo desenvolvido pela Renault. As duas marcas fazem parte do mesmo grupo e compartilham tecnologias. Além disso, esse motor está pronto para ser adaptado à eletrificação, que é uma prioridade para a Nissan.


Na Europa, o SUV subcompacto que utiliza esse tipo de motorização é o Nissan Juke, mas com nível de híbrido-leve. O Kicks, por sua vez, deve ter uma versão híbrida convencional, abrigando o conjunto ePower.


Na Europa, o Nissan Juke é o único SUV subcompacto da marca que utiliza um motor turbo. O Kicks, por sua vez, deve ser lançado no Brasil com uma versão híbrida convencional, que utiliza o conjunto ePower.


Todos os modelos fabricados em Resende serão exportados para outros países da América Latina, como Argentina, Chile e Peru. A previsão é de que as novidades comecem a chegar ao mercado em 2024.



Todos os veículos fabricados na planta de Resende serão exportados para outros países da América Latina, como Argentina, Chile e Peru. A previsão é de que as novidades comecem a ser lançadas em 2024.

bottom of page